O CNJ no Ar desta sexta-feira (25/7) abordará a importância da conciliação para a economia brasileira, cujo crescimento teve como um dos pilares principais de sustentação a maior oferta de crédito. Se em 2004 o volume total do Sistema Financeiro Nacional ficou na casa dos 26% do PIB, em abril deste ano atingiu 55,9%, quando as operações de crédito somaram R$ 2,77 trilhões (dados do Banco Central).
Essa maior oferta de crédito trouxe, por outro lado, aumento significativo da inadimplência, que acaba reduzindo o volume de recursos que poderiam ser direcionados para mais crédito, investimento em tecnologia e estrutura de atendimento, além de reduzir os montantes distribuídos como dividendos para os acionistas.
Nesse contexto, a conciliação e os acordos entre clientes e empresas é uma estratégia muito importante para as instituições financeiras e para o país, já que a rápida recuperação de crédito é importantíssima para a continuidade do desenvolvimento econômico. O assunto será bordado em entrevista com o advogado especialista em direito empresarial Luiz Felipe Perrone dos Reis.
Outro destaque do programa é a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) de prorrogar o atendimento do Juizado do Aeroporto do Recife até o final desde mês de julho. O juizado havia sido planejado especialmente para a Copa.
O CNJ no Ar é uma parceria entre o CNJ e a Rádio Justiça, transmitido pela frequência 104.7 FM. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas. O CNJ no Ar também pode ser acessado pelo site www.radiojustica.jus.br.
Agência CNJ de Notícias