O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participou hoje do Encontro dos Juizados Especiais de São Paulo, evento que começou ontem em Campinas. O órgão foi representado no congresso pela conselheira Germana Moraes, que proferiu palestra sobre o Conselho e os Juizados Especiais.
A exposição da conselheira tratou sobre os trabalhos da Comissão dos Juizados Especiais do CNJ, que conclui até o final deste mês um grande diagnóstico sobre o funcionamento daqueles juizados. A pesquisa foi realizada com base em informações enviadas ao Conselho pelos juízes que atuam naqueles órgãos. Os dados da pesquisa serão analisados durante o I Encontro Nacional de Juizados Especiais Estaduais e Federais, que acontecerá nos próximos dias 10 e 11 novembro, no STF.
O evento, promovido pelo CNJ, contará com a presença de renomados juristas e representantes dos juizados especiais federais e estaduais para discutir e avaliar o diagnóstico elaborado pela comissão, com o objetivo de propor a adoção de medidas destinadas a aprimorar a atuação daquele segmento especializado do Judiciário. O resultado final do encontro será transformado em um relatório, a ser apresentado pela comissão em sessão plenária do Conselho a ser realizada em dezembro.
A participação da Comissão nesses eventos pretende estreitar a relação do Conselho com os juizados especiais. No último dia 20 de outubro, os dois conselheiros que compõem a Comissão dos Juizados Especiais, Germana Moraes e Eduardo Lorenzoni, participaram ainda da abertura do Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais, o FONAJEF, realizado no Rio de Janeiro.