CNJ realiza encontro da Rede Nacional de Cooperação no TJBA

Você está visualizando atualmente CNJ realiza encontro da Rede Nacional de Cooperação no TJBA
Compartilhe

Mais um encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária ocorrerá nesta sexta-feira (17/5), dessa vez no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A reunião contará com a participação do presidente da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Ney Freitas, que explicará o sistema de funcionamento da rede para os magistrados de todos os ramos do Poder Judiciário que atuam naquele estado.

Criada pelo CNJ em 2011, por meio da Recomendação n. 38, a Rede Nacional de Cooperação Judiciária tem por objetivo dar maior agilidade e eficácia aos atos judiciais que dependem de diligências por parte de mais de um tribunal. Compõem a rede magistrados designados pelas cortes para atuar como juízes de cooperação. São funções deles: fornecer informações, elaborar estudos, apresentar propostas e acompanhar atividades de modo a proporcionar maior fluidez aos trâmites processuais.

O encontro no TJBA começará às 10 horas. Participarão juízes da Justiça estadual, trabalhista, federal e eleitoral. De acordo com o conselheiro, o objetivo da reunião é estimular a adesão do tribunal baiano à Rede Nacional de Cooperação Judiciária.

Tribunais de 15 diferentes estados brasileiros foram visitados por Ney Freitas no ano passado. Alguns já designaram seus juízes de cooperação. A lista completa, com o contato desses magistrados, pode ser acessada aqui

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias