CNJ realiza reunião preparatória do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente CNJ realiza reunião preparatória do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário
Reunião Preparatória será realizada por videoconferência coordenada a partir da sede do CNJ, em Brasília. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta segunda-feira (25/5) a 1ª Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento será realizada por meio de videoconferência, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). Devido a internação hospitalar, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, não participará. O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, fará a abertura do evento.

Participam da abertura o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi. Ao todo, 665 participantes se inscreveram para acompanhar o evento. Entre eles, estão presidentes dos tribunais, membros da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística dos órgãos da Justiça.

Pela manhã, a programação inclui nove reuniões setoriais simultâneas, de apresentação dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelas comissões permanentes do CNJ. São eles: a criação e implementação do Banco Nacional de Medidas Protetivas de Urgência, a implantação e expansão da Justiça Restaurativa, o programa para 2020 da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos e os planos de ação para cumprimento da Meta 9, relacionada ao cumprimento dos indicadores da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Também serão apresentados debates sobre o aprimoramento na gestão de informações, documentos e memória do Judiciário, novas tendências em matéria de cooperação judiciária interna e externa e o papel do Judiciário no aprimoramento da política pública de saúde brasileira, além da transformação digital da jurisdição e o PJE e também um painel da Corregedoria Nacional de Justiça e corregedores regionais.

A reunião preparatória marca ainda o lançamento da Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário (DataJud), a premiação das práticas dos tribunais vencedoras com o Selo CNJ de Desburocratização e o lançamento do Prêmio CNJ de Qualidade 2020. Sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, serão apresentados dados de monitoramento e um painel sobre os desafios do Poder Judiciário na formulação de metas para atuação dos tribunais brasileiros nos próximos seis anos (2021/2026). Também haverá debate sobre a situação da Justiça em tempos de coronavírus.

Toda a programação contará com intérprete de libras, exceto nas reuniões setoriais. Os detalhes do evento podem ser acessados aqui.

XIV Encontro Nacional

Em 2020, está prevista a realização da décima quarta edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário. Na ocasião, os presidentes dos 90 tribunais brasileiros se reúnem para aprovar as metas nacionais e específicas do Judiciário para o ano seguinte, entre outras ações. A realização do Encontro Nacional, sob coordenação do CNJ, está prevista na Resolução CNJ 198/2014.

Agência CNJ de Notícias