A Comarca de Esperantinópolis realizou, no último fim de semana, três casamentos comunitários: um no município sede e outros dois em São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra. Os casamentos foram coordenados pelo juiz titular da comarca, Rômulo Lago e Cruz. Somando-se as três solenidades, foram 375 uniões realizadas. A cerimônia realizada na sede da comarca contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha.
O primeiro casamento realizado foi o de São Raimundo do Doca Bezerra, no dia 18, cerimônia que uniu 55 casais. O evento foi uma parceria entre o Poder Judiciário, a Prefeitura de São Raimundo e a Câmara de Vereadores. “São iniciativas como esta que aproximam o Poder Judiciário dos cidadãos, garantindo-lhes direitos constitucionalmente assegurados. Nós fizemos questão de realizar a solenidade na sede do município, que conta com aproximadamente seis mil habitantes, para demonstrar que o Judiciário está presente inclusive nas localidades mais distantes dos centros urbanos”, declarou Rômulo Cruz, na abertura da cerimônia.
O casamento comunitário foi realizado no pátio em frente ao Centro Administrativo da cidade. Na festa, foram oferecidos ao público música, lanches e brindes. Houve também sorteio de diversos prêmios aos nubentes. A solenidade em São Raimundo contou, ainda, com a presença do promotor de Justiça titular de Esperantinópolis, Paulo Roberto da Costa Castilho, bem como de vereadores e secretários municipais.
Colaboração – Em Esperantinópolis, a cerimônia ocorreu no dia 19 e contou com a participação de 250 casais. Em mais de 10 anos, este foi o primeiro casamento comunitário realizado na comarca. Lá, o juiz Rômulo Cruz recebeu a colaboração de outros cinco magistrados: Tereza Cristina Franco Palhares Cruz (Poção de Pedras); Marco Adriano Ramos Fonseca e Cristóvão Sousa Barros (1ª e 3ª Varas da Comarca de Pedreiras); Karlos Alberto Ribeiro Mota (São Vicente Férrer) e José Francisco de Souza Fernandes (Alto Parnaíba).
O casamento em Esperantinópolis contou com a presença do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, que presidiu a solenidade. “Sinto-me honrado em estar aqui presente em um evento dessa magnitude. Deixo, entre outras mensagens, a de que o compromisso hoje assumido pelo casal deve ser diariamente renovado”, disse o corregedor.
A série de casamentos comunitários na comarca foi encerrada na manhã do dia 20, no município de São Roberto. Lá, foram 70 casais participantes. O evento aconteceu na escola municipal e também ofereceu brindes aos casais. Participaram da celebração mais três magistrados: Tereza Cristina Franco Palhares Cruz (Poção de Pedras); Marco Adriano Ramos Fonseca (1ª Vara de Pedreiras); e Cristóvão Sousa Barros (3ª Varas da Comarca de Pedreiras).
Fonte: CCJ-MA