Comarca do Maranhão investe em melhoria de serviços e segurança de dados

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A Divisão de Informática do Fórum do Calhau, em São Luís (MA), iniciou projeto de melhoria da qualidade de serviços na sede da principal comarca do estado. A iniciativa – que integra a ação de documentação de processos no setor – engloba o preenchimento de formulário de pesquisa com a ajuda de equipe de helpdesk. O material é composto por perguntas simples e pode ser respondido em menos de um minuto. Durante o dia, alguns chamados são selecionados aleatoriamente para pesquisa por amostragem. Com essas informações, a divisão consegue levantar dados sobre o atendimento. Os servidores têm sido rápidos na resposta do questionário.

Em continuidade à documentação dos procedimentos será apresentado, em julho, o “Catálogo de Serviços”, com o qual a divisão pretende notificar a funcionários do fórum todos os serviços que realiza. A intenção é lançar uma 1ª versão com os principais serviços. A lista ficará disponível na intranet, estará aberta para inclusão de novos procedimentos e será revista a cada seis meses.

Ainda na área de informática a divisão ampliou a capacidade da rede de servidores, reduzindo os riscos de segurança aos dados do fórum. Na primeira etapa, foi elevada a capacidade de armazenamento e concluída a ampliação dos servidores de registro de acesso e segurança dos usuários.

A redução dos riscos de segurança exige dos funcionários que não divulguem suas senhas de trabalho e atenta para a resolução 56/2008, que trata sobre responsabilidades no uso de credenciais em sistemas do Judiciário. Nesse quesito, a divisão irá atuar de forma educativa, com a publicação de informações e alertas na intranet do fórum.

Fonte: Corregedoria Geral do TJMA