Dois aviões da companhia aérea Vasp, falida em 2008, serão retirados do pátio do aeroporto internacional de Brasília/DF na próxima quarta-feira (11/12). As duas aeronaves Boeing 737-200 foram arrematadas em setembro, em leilão realizado para pagar os credores da massa falida da empresa. A remoção faz parte do Programa Espaço Livre – Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, cujo objetivo é retirar dos pátios de 11 aeroportos brasileiros 52 aviões de grande porte sem condições de navegação após leilão realizado pela Justiça.
Para marcar o início da retirada das aeronaves em Brasília, será realizada no dia 11 uma cerimônia no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, ao lado do local onde as aeronaves estão sendo desmontadas. A cerimônia será às 11 horas e contará com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, do presidente da Inframérica (consórcio que administra o aeroporto de Brasília), Alysson Paolinelli, e de demais autoridades dos órgãos envolvidos no programa.
Para viabilizar a remoção, os dois aviões da Vasp foram desmontados na semana anterior à retirada. Tanto o desmonte quanto o transporte das aeronaves são de responsabilidade de quem as arrematou no leilão. Na ocasião, a sucata de 17 aviões da antiga empresa aérea foi arrematada por cerca de R$ 2 milhões.
As aeronaves arrematadas estão no pátio dos seguintes aeroportos: Cumbica, em Guarulhos/SP (4), Salvador/BA (3), Brasília (3), Recife/PE (2), Manaus/AM (2), Viracopos, em Campinas/SP (1), Galeão, no Rio de Janeiro/RJ (1) e Confins, em Belo Horizonte/MG (1). Em Brasília, além das duas aeronaves Vasp que serão removidas na próxima quarta-feira e da outra aeronave Vasp que também foi arrematada no leilão em setembro, outros três aviões da Transbrasil estão parados no pátio do aeroporto.
Acesso ao local – Veículos de imprensa que tiverem interesse em acompanhar a cerimônia e fazer imagens da remoção dos aviões no dia 11 devem confirmar sua participação pelo e-mail imprensa@cnj.jus.br. O acesso da imprensa ao local será feito apenas por meio do transporte destacado pela empresa Inframérica para esse fim. No dia, os jornalistas deverão se dirigir ao Desembarque Doméstico 5, às 10h30, onde encontrarão a equipe do CNJ e da Inframérica que os acompanhará até o local do evento. O Desembarque Doméstico 5 fica no piso térreo do aeroporto, ao lado do Banco do Brasil.
Tatiane Freire e Manuel Montenegro
Agência CNJ de Notícias
texto alterado em 10/12 às 19h14