Foi entregue novo espaço onde funcionará o núcleo da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da comarca de Rio Branco (AC) para ações do programa Começar de Novo. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (2), pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim.
A nova sede permitirá ampliar o atendimento e o serviço de reinserção dos reeducandos por meio da profissionalização. O local poderá atender de 80 a 100 pessoas e contará com uma cozinha-escola, salão-escola, sala de estética, salas de reuniões e laboratório de informática.
“É uma grande satisfação, porque nós tínhamos o compromisso e a missão de dar ao programa Começar de Novo um espaço. Um espaço mais adequado onde pudessem serem desenvolvidos as ações que tem por objetivo reinserir as pessoas”, disse Cezarinete. “Nós, do Poder Judiciário acreditamos, sim, que é possível fazer essa reinserção, seguindo a Lei de Execuções Penais.”
A juíza Maha Manasfi, titular da VEPMA e coordenadora estadual do Começar de Novo, agradeceu pela entrega do núcleo. “Nestas novas instalações, serão ministrados os cursos profissionalizantes e as reuniões junto com a equipe técnica. Será o lugar onde os reeducandos terão todo nosso apoio para retornar a sociedade e serem aceitos. O espaço está muito adequado, nós vamos usufruir e sempre lembrar desse momento”, afirmou.
Começar de Novo
Idealizado em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa Começar de Novo sensibiliza os órgãos e a sociedade para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação para egressos do sistema carcerário.
No Acre, desde 2002 são desenvolvidas ações de ressocialização com os reeducandos, por meio da Vepma, com a colaboração de diversos parceiros da esfera pública e privada. Iniciativa que visa à sensibilização de órgãos públicos atua na promoção da cidadania e redução da reincidência de crimes.
Fonte: TJAC