O Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu de empresas parceiras, no Maranhão, doação de recursos financeiros, óculos e equipamentos em apoio aos cursos profissionalizantes voltados para internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital São Luís. Criado em 2009, o Começar de Novo utiliza a inclusão produtiva como estratégia de prevenção da reincidência criminal.
As doações foram formalizadas, na última sexta-feira (27/4), durante solenidade no gabinete do desembargador Froz Sobrinho, coordenador do Começar de Novo no estado. As empresas doadoras são as Óticas Diniz e a rede de supermercados Mateus.
As óticas doaram 38 óculos, que vão facilitar o aprendizado dos reeducandos portadores de deficiência visual. “Por não conseguir enxergar bem, ficava difícil realizar minhas atividades escolares e profissionais”, afirmou o estudante universitário Mário José Sato, que cumpre pena no regime semiaberto e tem autorização para o trabalho externo.
A rede de supermercados, por sua vez, doou um fogão, um freezer e R$ 600. Os eletrodomésticos serão empregados no curso de alimentação e conservação participado por internas do Centro de Ressocialização e Reintegração Social de Mulheres Apenadas (CRISMA), uma das unidades do Complexo de Pedrinhas. Já os recursos financeiros vão custear a aquisição de material para o curso de artesanato, igualmente desenvolvido no CRISMA.
Ao receber as doações, o desembargador Froz Sobrinho declarou que “esta é a primeira etapa de várias ações que pretendemos desenvolver em parceria com as empresas que querem colaborar com o nosso trabalho”.
Para a titular da Secretaria de Estado da Mulher, Catarina Bacelar, integrante do Grupo de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), “as parcerias promovem avanços no processo de ressocialização dos apenados”.
Já o empresário Fausto Augusto, das Óticas Diniz, falou do engajamento social de sua empresa. “Fazemos diversas ações de cunho social e de respeito ao ser humano, que nem precisam ser divulgadas”, afirmou.
Da solenidade de entrega das doações também participaram integrantes da equipe do Começar de Novo e representantes do TJMA e da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (SJAP).
O Programa Começar de Novo no Maranhão tem entre seus diversos parceiros empresas privadas, órgãos públicos, como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Sindicato da Construção (SINDUSCON).
Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias com informações do TJMA