A Comissão Nacional de Metas foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para definir e acompanhar as metas de desempenho do Poder Judiciário. Instituída pela Portaria 44, de 27 de maio de 2011, a Comissão tem a missão de melhorar a interlocução com os tribunais e auxiliar a aprovação, o acompanhamento e a avaliação dos objetivos estipulados por gestores dos tribunais superiores e dos tribunais que integram as cinco subcomissões do projeto.

As metas nacionais fixadas para 2011 contam com a participação dos presidentes dos 91 tribunais do país. São quatro aplicáveis a todos os tribunais, e cinco divididas entre os diversos segmentos de justiça. Já as metas não atingidas nos anos anteriores continuam em acompanhamento, e quatro delas fazem parte da campanha Compromissos da Justiça com você em 2011:

– Julgar mais processos do que a quantidade que entrou na Justiça este ano;

– Julgar o estoque de processos propostos até 31 de dezembro de 2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e de competência do tribunal do júri até 31 de dezembro de 2007;

– Após as sessões de julgamento, publicar os acórdãos em até dez dias;

– Publicar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal.

As subcomissões recebem consultas, críticas e proposições relativas ao programa de metas nacionais, além do resultado da sua análise e de suas proposições. Posteriormente, repassam essas informações ao CNJ. Integram as subcomissões nacionais: a Justiça Estadual (composta pelos tribunais de Justiça dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Territórios, Santa Catarina e Sergipe), a Justiça Federal (com seus cinco tribunais regionais), a Justiça do Trabalho (com os tribunais do Trabalho da 8ª, 13ª, 14ª, 16ª e da 23ª Região), a Justiça Eleitoral (com os tribunais regionais do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais), e a Justiça Militar (com os tribunais militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Acompanhe as notícias sobre o trabalho da Comissão Nacional de Metas no Portal CNJ

Mais esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail metas@cnj.jus.br ou telefone 61-23264763.