Nos dias de carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, os comissários de proteção da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) estarão presentes nos tradicionais blocos carnavalescos da cidade para acompanhar a presença de crianças e adolescentes. Para garantir que as festividades sejam momentos de diversão sem riscos à saúde e à segurança do público infantojuvenil, os comissários vão fiscalizar a entrada e permanência de meninos e meninas nos bailes, a venda ilegal de bebidas alcoólicas e o consumo por parte dos adolescentes.
Os comissários de proteção estarão em equipes volantes que percorrerão as regiões administrativas e clubes. O supervisor da Seção de Apuração e Proteção da VIJ, Marcos Barbosa, orienta os pais a prevenirem seus filhos contra o uso de substâncias entorpecentes e álcool, e contra a oferta de bebidas por estranhos, pois podem conter psicotrópicos dissolvidos no líquido.
Barbosa também alerta os pais e responsáveis a orientarem seus filhos em relação ao contato com pessoas estranhas. Segundo ele, muitas crianças são vítimas de exploração sexual ou de atos cometidos contra elas por adultos. O supervisor aconselha os pais de crianças menores a mantê-las identificadas, por meio de carteira de identidade infantil ou outro tipo de identificação que permita a pronta visualização do nome, telefone e endereço da criança.
Norma – O acesso de crianças e adolescentes a bailes carnavalescos e sua participação nos desfiles das escolas de samba estão disciplinados na Portaria VIJ Nº 003/2011.
Fonte: TJDFT