São competências de um gestor de projetos:

a. Negociar com os clientes e demais partes envolvidas no projeto;

b. Elaborar os documentos do projeto, sob orientação do Escritório Corporativo de Projetos;

c. Elaborar e manter atualizado um plano de ação para os projetos considerados estratégicos;

d. Definir os recursos materiais e humanos e os treinamentos necessários para a realização do projeto;

e. Negociar a cessão de servidores para compor a equipe do projeto;

f. Negociar prazos e ações conjuntas com outras unidades intervenientes (interfaces);

g. Prever aquisições, atestar compras e prestação de serviços de acordo com as especificações negociadas e a legislação pertinente, e tomar as providências necessárias, observando o trâmite administrativo;

h. Prever treinamentos necessários à implementação dos projetos, bem como solicitá-los previamente à área de gestão de pessoas;

i. Identificar os riscos envolvidos nos projetos e mantê-los sob controle;

j. Elaborar e implementar plano de comunicação do projeto;

k. Controlar e avaliar o desenvolvimento dos trabalhos, adotando metodologia e ferramentas próprias para gestão de projetos, tendo como referência o Manual de Gestão de Projetos do CNJ e as orientações repassadas pela equipe de acompanhamento de projetos;

l. Tomar providências corretivas e, caso seja necessário, ajustar o plano do projeto negociando com clientes e fornecedores envolvidos;

m. Informar o desempenho, bem como as ações executadas e as novas ações planejadas, atualizando o andamento do projeto, conforme orientação do Escritório Corporativo de Projetos;

n. Gerenciar os projetos estratégicos sob sua responsabilidade, garantindo o cumprimento dos prazos estabelecidos;

o. Encerrar o projeto, elaborando relatório e documentando os procedimentos relativos à gestão do projeto, visando à definição de padrões ou melhorias para trabalhos futuros;

p. Entregar diretamente ao titular da unidade interessada os produtos do projeto;

q. Realizar a divulgação do projeto, de seus produtos e resultados;

r. Participar dos treinamentos específicos oferecidos aos gestores de projetos;

s. Observar a metodologia de gestão de projetos definida no Manual de Gestão de Projetos do CNJ.