Seguindo a linha editorial com foco no tema “Poder Judiciário: eficiência, transparência e responsabilidade”, mestres ou doutores formados em universidades públicas ou privadas poderão ter seus trabalhos inéditos publicados na Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cuja edição será publicada em dezembro. O prazo para os interessados encaminharem seus artigos vai até dia 24 de setembro.
Para fazer seu cadastro e submeter o artigo eletronicamente no sistema, clique aqui.
Veiculada semestralmente, a Revista Eletrônica CNJ foi criada para disseminar trabalhos acadêmicos que tenham por objeto o Poder Judiciário e a prestação dos serviços jurisdicionais no Brasil.
Após verificar a adequação do texto às normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para que seja observada a sua adequação à linha editorial da Revista CNJ.
Os artigos serão remetidos à análise técnica de pareceristas anônimos, com doutorado na área, indicados pelo Conselho Editorial da publicação. Todos os elementos que permitam a identificação de seus autores serão suprimidos, seguindo sistema do double blind peer review (formato duplo-cega), que não permite a distinção entre os autores.
Os autores dos trabalhos podem ser pós-graduados em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Serão aceitas publicações com até três autores, desde que um deles tenha a devida formação.
O texto – escrito obrigatoriamente em português – deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores. As citações em línguas estrangeiras devem ser obrigatoriamente traduzidas.
A publicação é coordenada pelo Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, juiz Richard Pae Kim, e organizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias.
Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser divulgados em outros veículos, desde que citada a fonte original. A seleção não envolve qualquer remuneração pela avaliação e publicação dos artigos na Revista CNJ nem qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e- book etc.).
Edições anteriores
O primeiro volume da revista, lançada em 2015, reuniu análises sobre os principais temas relacionados à atuação do CNJ. O segundo volume, lançado em 2017/2018, reuniu conteúdos produzidos por profissionais do CNJ sobre diversos temas, como a Interoperabilidade e a Violência Institucional no Sistema Prisional; os desafios do Sistema de Julgamento Concentrado de Demandas Repetitivas e as Condenações e Absolvições do Tribunal do Júri. A terceira edição da Revista CNJ abordou a temática da Eficiência, Transparência e Responsabilidade no Poder Judiciário. Em junho deste ano, foi lançada a Edição comemorativa dos 15 anos de instalação do Conselho Nacional de Justiça.
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias
Ouça o boletim na Rádio CNJ