Foi instalado, na quinta-feira (19/5), no Fórum Fernando Ribeiro Franco, no Bairro Santa Maria, o 11º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Judiciário sergipano. O Cejusc do Santa Maria é o quinto instalado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) e, a fim de levar a pacificação social a um dos bairros mais violentos de Aracaju, funcionará com quatro salas.
Segundo o desembargador Diógenes Barreto, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), a demanda judicial no Brasil cresceu de modo assustador e o Judiciário atingiu o limite. “A alternativa é a conciliação e a mediação. A demanda cresce em progressão geométrica e os recursos, de forma aritmética. Por isso, temos essa parceria com a Unit para ampliar a disponibilização dos Centros de Conciliação no Judiciário sergipano. Esperamos que, com a difusão dos Cejuscs, a demanda processual seja reduzida em pelo menos 30%”, disse.
“Todos ganham. Ganha o aluno com o aprofundamento da sua capacitação; ganha a universidade, pois qualifica o seu ensino; ganha o TJSE na otimização dos seus recursos e na diminuição dos processos. E quem ganha mais é a população, que tem o seu conflito resolvido com uma maior celeridade”, disse o superintendente geral do Grupo Tiradentes (Unit), Jouberto Uchoa de Mendonça Júnior.
Fonte: TJSE