Conciliação no Ceará recebe apoio da OAB

Compartilhe

A Comissão Organizadora do Dia Nacional da Conciliação no Ceará reuniu-se com a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, para discutir as estratégias que serão desenvolvidas pelo Judiciário no dia 8 de dezembro. A meta é realizar mutirões na capital e no interior do Estado. Somente em Fortaleza, as trinta Varas Cíveis, as dezoito Varas de Família e as vinte Unidades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, além dos três anexos, participam da força-tarefa.

O movimento recebe ainda apoio de juízes de outras áreas que também estarão realizando no dia audiências de conciliação. Segundo o juiz Mário Parente, coordenador dos Juizados Especiais em Fortaleza, a idéia é que, no dia 8 de dezembro, a cada meia hora, seja realizada uma audiência de conciliação.

Para alcançar esse objetivo, os juízes já estão realizando um levantamento de todos os processos em tramitação em que haja o interesse das partes em fazer acordo. Mário Parente informou que até mesmo aquelas pessoas que não possuem ações na justiça e desejam resolver um conflito serão atendidas pelo Judiciário no Dia Nacional da Conciliação.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, comunicou que está em andamento um projeto de se criar a Central de Conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua, a exemplo da que já existe no Tribunal de Justiça. (Assessoria de Comunicação do TJ-CE)