Conciliação: Bahia vai mobilizar 1,8 mil pessoas na Semana

Compartilhe
Sexta, 28 de Novembro de 2008

O Tribunal de Justiça da Bahia vai mobilizar 1,8 mil pessoas, entre juízes, servidores, estudantes e outros voluntários, durante a 3ª Semana Nacional de Conciliação, de 1ª a 5 de dezembro, quando serão promovidas audiências para acordos em processos das Varas Cíveis, de Família e de Relações de Consumo, dos Juizados e dos Balcões de Justiça e Cidadania em todo o Estado.

Na Comarca de Salvador, estarão trabalhando 100 magistrados, 340 servidores e 250 estudantes e outros voluntários, enquanto nas do interior serão 312 magistrados, 600 servidores e 198 estudantes e demais voluntários.Para desenvolver este trabalho, a Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça da Bahia, mapeou o Estado em 10 pólos regionais, cada uma dessas unidades centralizando determinada quantidade de comarcas.

Além da capital, outras 209 comarcas, do total de 278 existentes no Estado, estão com processos destinados às audiências de conciliação. Em Salvador estão relacionadas 48 unidades judiciais, entre Varas Cíveis, de Família e de Relações de Consumo e Juizados.

Na maioria das comarcas, as audiências serão das 8:30h às 16:30h; em outras apenas durante um turno. Na 1ª Vara de Família da Comarca de Salvador, por exemplo, estão marcadas 18 audiências, com intervalos de 15 minutos, das 8:30h às 12:45h.

A Semana Nacional de Conciliação é uma promoção do Conselho Nacional de Justiça com a proposta de ampliar o número de acordos e diminuir as demandas na Justiça. Durante o período, vão participar as justiças estaduais, federais e do Trabalho em todos os Estados.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJBA