Conciliação chega ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e as partes já podem solicitá-la

Compartilhe

O Tribunal de Justiça instala na tarde dessa quinta-feira, 16, o Núcleo de Conciliação no âmbito do Tribunal de Justiça. O evento, que também marca o início de funcionamento do Núcleo, ocorrerá no Salão Nobre da Sede do Poder Judiciário Estadual. O serviço de mediação e conciliação, que já funciona na primeira instância, agora passa a ser oferecido nos processos que tramitam no TJ, basta uma das partes solicitar ou o próprio desembargador relator encaminhá-los para o núcleo.
O Núcleo, que tem como coordenador o desembargador Dilermando Mota, vai funcionar no segundo andar do TJ, no horário normal de atendimento do Judiciário e terá a atuação, como conciliadores, dos desembargadores aposentados Cristóvam Praxedes, Armando Ferreira e Manoel dos Santos, e da juíza aposentada Lindalva Medeiros, além de dois servidores do TJ.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes, em uma reunião que definiu a data da instalação, afirmou que acredita no sucesso do Núcleo e que espera que mais pessoas participem e contribuam com o seu conhecimento e sua experiência.

Pela Resolução Nº 015/2011-TJ, de 13 de abril de 2011, que cria e instala o Núcleo de Conciliação no âmbito do Tribunal de Justiça, poderão atuar como conciliadores, voluntários e não remunerados, magistrados, membros do Ministério Público e Procuradores do Estado aposentados, bem como advogados, professores universitários e profissionais de outras áreas, com experiência, reputação ilibada e vocação para a conciliação.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte