Conciliação: Justiça do Trabalho no Piauí soluciona 77,2% das audiências realizadas

Compartilhe

 
A Semana Nacional de Conciliação, realizada de 7 a 11 de dezembro e promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), superou as expectativas e alcançou um resultado expressivo para a Justiça do Trabalho do Piau. Segundo dados consolidados pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT/PI), foram realizadas 501 audiências nas 11 Varas trabalhistas do estado, com a conciliação de 387 processos.

A Semana deste ano teve o slogan “Conciliação: com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão, a Justiça, o País”. 

Os acordos homologados somaram mais de R$ 2,1 milhões em pagamento de dívidas trabalhistas para os empregados que acionaram a Justiça reclamando por direitos.

Somando com as demais ações de conciliação em 2009, o TRT do Piauí fecha o ano com 780 processos trabalhistas solucionados por meio da conciliação totalizando R$ 4,4 milhões. Na avaliação da juíza do Trabalho Sylvia Helena Nunes Miranda, coordenadora do Juízo de Conciliação Permanente do TRT/PI, os resultados foram bastante significativos. “Uma quantidade grande de processos resolvidos de forma muito mais rápida e isso é bom para todos os envolvidos”, pontua.

A conciliação traz grandes vantagens para os dois lados envolvidos na pendência judicial porque otimiza a solução dos processos e efetivamente busca a quitação dos débitos por parte do empregador ao mesmo tempo em que torna o processo mais rápido para o trabalhador.

Para a Semana Nacional da Conciliação foram agendadas 1.284 audiências na Justiça trabalhista do estado, mas as audiências só ocorrem quando as duas partes comparecem. “Na conciliação o juiz atua apenas com mediador do processo por isso ela ocorre com a presença tanto do empregador quanto do empregado”, explica Sylvia.

Além da participação no evento, a Justiça do Trabalho do Piauí adota o sistema de conciliação permanente e cada Vara realiza uma semana específica.

Fonte: TRT/PI