O Mutirão de Conciliação, realizado no Fórum de Cariacica, alcançou R$ 771.784,09,00 em acordos nos processos analisados na última semana, de 27/11 a 01/12. Ao todo, cerca de 900 processos relacionados a construtora, empresa de energia elétrica e instituição financeira serão analisados até o dia 07/12. Todas as audiências foram previamente agendadas.
O mutirão acontece desde o dia 27/11, em razão da Semana Nacional da Conciliação. O programa, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um esforço concentrado de todos os tribunais do país para conciliar o maior número possível de processos.
Os autos foram encaminhados pelos Juízos de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari; e as partes foram intimadas para participar do evento. A ação é desenvolvida pelos 7º e 3º Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
Os processos em que forem celebrados e homologados os acordos serão arquivados imediatamente. Já os processos em que as partes não chegaram a um consenso continuarão tramitando normalmente.
Mediação de Família
O 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) também realizou, durante a Semana Nacional da Conciliação, uma ação de mediação de processos de família, com a participação de 24 mediadores em formação das Comarcas de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Pedro Canário e da Capital, que fizeram a parte prática do curso. A ação aconteceu na Escola da Magistratura do Espírito Santo, em Vitória, e os processos analisados foram encaminhados pelas Varas de Família de Serra e Vitória. A ação obteve 78% de acordos nos processos analisados em 13 dias de atividades. As sessões aconteceram de 06 a 10/11, de 20 a 24/11 e nos dias 27 e 28/11
Fonte: TJES