A Semana Nacional de Conciliação, promovida em todo país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Rondônia, homologou mais de R$ 4 milhões em acordos judiciais nas 864 audiências realizadas em todo o estado, entre os dias 7 e 11 de dezembro. O trabalho, coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça, quase dobrou, em audiências e valores acordados, os resultados obtidos com a última mobilização por conciliações, em setembro último.
Ao todo, foram R$ 4.335.025,00 homologados nos 274 acordos celebrados. Foram atendidos 1.271 cidadãos e a semana contou com a participação de 30 magistrados. Além de processos cíveis, também entraram na pauta de conciliações audiências criminais, com 14 sentenças de transação penal, duas composições civis e 61 homologações de suspensão de processos.
Segundo o corregedor geral de Justiça, desembargador Sansão Saldanha, o número expressivo representa não só economia de tempo, para o Judiciário e os jurisdicionados, mas acima de tudo a mobilização, de partes, advogados, defensores, juízes e conciliadores no sentido de dar solução a conflitos que são levados para resolução junto à Justiça.
Jejum- Em Porto Velho, capital do estado, a Semana Nacional de Conciliação começou com uma “megaconciliação”, em que motoristas se comprometeram a fazer jejum de bares e boates por dois anos em troca da suspensão do processo. A audiência coletiva, com cerca de 50 pessoas envolvidas em delitos de trânsito, foi realizada no auditório do Tribunal do Júri da capital. A proposta de suspensão condicional dos processos foi aceita por unanimidade.
Fonte: TJRO/ Assessoria de Comunicação Institucional