Conciliação: TJPE espera realizar 10 mil audiências durante a Semana de Conciliação

Compartilhe
Sexta, 21 de Novembro de 2008

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pretende alcançar a marca de 10 mil audiências realizadas durante a Semana Nacional pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  entre o dia 1º  a 5 de dezembro. Com isso, vai garantir um aumento de 400% em relação a 2007. Para alcançar a expectativa, as audiências já começaram a ser agendadas. A maior parte dos processos diz respeito a relações de consumo.

De acordo com o coordenador do evento em Pernambuco, juiz Sérgio Paulo Ribeiro, estão sendo mobilizados os juizados especiais e varas da Justiça comum de todo o Estado, envolvendo cerca de 350 juízes. Cada audiência terá, em média, duração de 30 minutos.

Na primeira entrância, todas as 106 varas únicas instaladas no Interior participarão do evento. Já na segunda entrância, com 149 varas, e na terceira entrância, com 96 varas, apenas as varas criminais ficam de fora da Semana. A Capital concentrará o maior número de audiências, centralizando as sessões dos juizados especiais no Fórum Rodolfo Aureliano, que ficará aberto de manhã e à tarde.”Acredito que o evento ajuda a gerar na sociedade a cultura da conciliação, caminho mais rápido, barato e simples para a sociedade solucionar seus conflitos. Além disso, a Semana ainda serve para ajudar a desafogar o Judiciário”, explica o magistrado.

As intimações foram enviadas pelos Correios. No documento,  a recomendação para que  os convocados dev a m ficar atentos ao horário e local da audiência, para não se atrasar ou comparecer ao endereço errado. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJPE