Confira as frases que bombaram no Facebook do CNJ

Você está visualizando atualmente Confira as frases que bombaram no Facebook do CNJ
Compartilhe

“O Judiciário a que aspiramos é sem firulas, floreios, rapapés. Buscamos um Judiciário célere, efetivo e justo. De nada valem edificações suntuosas, se no que é essencial a Justiça falha”. A frase proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, no dia de sua posse foi a mais comentada, curtida e compartilhada no Facebook institucional do órgão, desde sua criação, no início de 2011. Ao todo, 48,5 mil pessoas falaram sobre a declaração do ministro, que expressa o Judiciário a que aspiram os cidadãos brasileiros.

No ranking das frases que ganharam maior repercussão na rede social do Conselho, o atual presidente também aparece na terceira posição, com a crítica ao tratamento diferenciado algumas vezes conferido pela Justiça brasileira. “É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os cidadãos são tratados com a mesma consideração quando buscam a Justiça. O que se vê aqui e acolá é o tratamento privilegiado”, afirmou quando assumiu a presidência do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), em 22 de novembro. Mais de 19 mil pessoas curtiram, comentaram e compartilharam a mensagem.

As declarações do ex-presidente do CNJ, ministro aposentado Ayres Britto, também ganharam repercussão na rede em 2012. Um total de 20.716 pessoas falaram sobre sua frase de despedida do cargo de presidente do Conselho e do STF. “Vou me despedir com esse conforto psicológico e realização pessoal de passar ambas as presidências a um ministro que honra o Judiciário e é imaculadamente ético e cívico”, afirmou.

Ayres Britto, que presidiu os dois órgãos por cerca de sete meses este ano, ocupa, além da segunda, a sexta, sétima e oitava posições no ranking de repercussões no Facebook. O post “Judiciário subserviente, que decide de acordo com interesses da copa e da cozinha palaciana, trai a cidadania e corrompe a Constituição. Juiz covarde, receoso de retaliações é um juiz que trai a sua missão”, de autoria de Ayres Britto, foi repercutido por mais de 11 mil pessoas na rede social.

Confira abaixo o ranking:

1º – Ministro Joaquim Barbosa: “O Judiciário a que aspiramos é sem firulas, floreios, rapapés. Buscamos um Judiciário célere, efetivo e justo. De nada valem edificações suntuosas, se no que é essencial a Justiça falha.”
48.528 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação.

2º – Ministro Ayres Britto: “Vou me despedir com esse conforto psicológico e realização pessoal de passar ambas as presidências a um ministro que honra o judiciário e é imaculadamente ético e cívico.”
20.716 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação.

3º – Ministro Joaquim Barbosa: “É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os cidadãos são tratados com a mesma consideração quando buscam a Justiça. O que se vê aqui e acolá é o tratamento privilegiado.”
19.048 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

4º – Ministra Eliana Calmon: “Saio com a consciência de dever cumprido. Fiz o que foi possível fazer.”  
17.782 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

5º – Ministra Carmen Lúcia: “Eu não queria que o jovem desacreditasse da política. Nem toda política é corrupta. Ao contrário. A humanidade chegou onde chegou porque é a política ou a guerra.”  
14.112 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

6º – Ministro Ayres Britto: “A ausência de lei não é ausência de direito, até porque o direito é maior que a lei.”
11.624 pessoas  comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

7º – Ministro Ayres Britto: “Judiciário subserviente, que decide de acordo com interesses da copa e da cozinha palaciana, trai a cidadania e corrompe a Constituição. Juiz covarde, receoso de retaliações é um juiz que trai a sua missão.”
11.566 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

8º – Ministro Ayres Britto: “O grau de civilidade de uma sociedade se mede pelo grau de liberdade de uma mulher.”
5.186 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

9º – Ministra Carmen Lúcia: “Corrupção significa não que alguém foi furtado, mas significa que uma sociedade inteira foi furtada, por uma escola que não chega, pelo posto de saúde que não se tem, pelo saneamento básico, que centenas de cidades não têm, exatamente pelo escoadouro dessas más práticas.”
5.120 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

10º – Conselheiro Jefferson Kravchychyn: “O Judiciário é mantido pelos tributos pagos pela população e, como coisa pública, deve ser transparente.”
4.274 pessoas comentaram, curtiram ou compartilharam a publicação

Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias