Um dos coordenadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), o conselheiro Arnaldo Hossepian participa no próximo sábado (24/3) do 1º Foro Brasil España, evento que ocorre em Barcelona.
O objetivo do encontro é promover a aproximação dos dois países, debater e trocar experiências sobre temas relevantes. Arnaldo Hossepian vai participar de mesa redonda sobre mobilidade urbana, segurança pública e sustentabilidade. Hossepian já foi secretário de Segurança de São Paulo.
A Enasp tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. Lançada em fevereiro de 2010, a iniciativa é resultado de parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público, CNJ e o Ministério da Justiça (MJ).
Já a Enccla visa a articulação e a atuação conjunta entre órgãos públicos que trabalham com a fiscalização, o controle e a inteligência como forma de aperfeiçoar a prevenção e o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Foi instituída em 2003 e é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) integra o grupo de instituições públicas engajadas com a Enccla, que reúne cerca de 70 órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no âmbito federal quanto no estadual, além do Ministério Público.
Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias