O conselheiro Leomar Barros Amorim, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, acompanhou os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação no Acre, nesta quinta-feira (02/12) – estado onde a mobilização já resultou na realização de 1.102 audiências e na homologação de 478 acordos em valores de aproximadamente R$ 1,7 milhão. O conselheiro visitou, em sua estadia, o Fórum Barão do Rio Branco e a sede dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Rio Branco, locais onde estão concentradas as unidades judiciárias que participam das atividades da Semana na capital acreana.
Leomar Barros Amorim conversou com alguns magistrados e servidores envolvidos nos trabalhos de conciliação, bem como com advogados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e partes que compareceram aos locais na tentativa de resolução dos conflitos. Conforme destacou, ele considerou bastante positivos os trabalhos observados no estado. “Os números demonstram a boa quantidade de audiências e de acordos, que visam à pacificação social. Uma das funções do Judiciário é restaurar a ordem jurídica violada e percebo que o Tribunal de Justiça do Acre tem cumprido bem essa missão”, enfatizou.
Para o Desembargador Adair Longuini, presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a presença do representante do CNJ reflete a atenção que a instituição sempre dedicou ao Judiciário acreano. “A vinda do Conselheiro Leomar é muito importante e se traduz em mais uma oportunidade, para nós, de apresentarmos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do nosso tribunal”, afirmou, ao ser complementado pelo corregedor geral de Justiça do Acre, Samoel Evangelista. O conselheiro ainda recebeu da juíza Mirla Cutrim, do 3º. juizado especial cível, documento contendo sugestões para a capacitação e treinamento de conciliadores em todo o país.
Da Ascom/TJAC