Corregedor nacional participa de evento da ONU na Suécia sobre desenvolvimento

Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, participa da 4ª Jornada Européia de Desenvolvimento, que começa nesta quinta-feira (22/10) em Estocolmo, Suécia. O evento, promovido anualmente pela Comissão Européia e pela Presidência da União Européia, vai reunir mais de 5.000 especialistas e autoridades de diferentes países para debater assuntos ligados à desenvolvimento, democracia e questões ambientais. O ministro participará do painel “Direitos Humanos e Democracia”, que será realizado nesta sexta-feira (23/10) a partir das 9h. Na ocasião, o corregedor nacional falará, entre outras coisas, sobre as ações promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro do CNJ, Paulo de Tarso Tamburini, também participará do evento.

 

Cerca de 4.000 pessoas de diferentes partes do mundo e 1.500 organizações ligadas ao desenvolvimento mundial, como chefes de Estado, prêmios Nobel e representantes da Europa e países parceiros participarão dos três dias de debate. O objetivo principal do encontro é sensibilizar os cidadãos europeus sobre questões relacionadas ao desenvolvimento. As respostas à crise econômica mundial, mudanças climáticas, aquisição de terras, transparência, comércio e a inclusão dos menos favorecidos no processo de desenvolvimento são alguns dos assuntos que serão debatidos durante o evento.

Cabo Verde – Antes de irem a Estocolmo, o ministro Gilson Dipp e o conselheiro Paulo Tamburini participam, nesta quarta-feira (21/10), do Seminário sobre os comentários ao Princípio de Bangalore, em Cabo Verde (arquipélago africano, localizado no Oceano Atlântico próximo ao Senegal). O princípio de Bangalore é uma espécie de código norteador da atuação dos juízes em âmbito mundial, elaborado pelas Nações Unidas. O Seminário é promovido pelo Ministério da Justiça de Cabo Verde em parceria com o Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime e integra as atividades do mês da Justiça em Cabo Verde. O evento é voltado para magistrados e funcionários do Judiciário do país africano.

Espanha – Já no dia 28 de outubro, o ministro Gilson Dipp estará em Madri, na Espanha, para participar do IV Encontro Internacional de Direitos Humanos e Direito Militar. O evento é promovido pelo Tribunal Militar Central da Espanha. Na ocasião, o corregedor nacional será o moderador na mesa redonda que debaterá o tema sobre “A privatização da guerra”. Participam do debate representantes da Cruz Vermelha espanhola, do Comando da Força Aérea do Chile, da Assessoria Jurídica Geral da Defesa da Espanha, além de um especialista em direito internacional.

 

MB/SR

Agência CNJ de Notícias