Corregedoria da Justiça do Maranhão acerta com empresas para a Semana da Conciliação

Compartilhe

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, esteve reunido na última terça-feira (10/11) com representantes do comércio lojista de São Luis. Em pauta: a participação da iniciativa privada na Semana Nacional da Conciliação, que acontece daté 11 de dezembro, em todo o país. O objetivo foi traçar uma estratégia de negociação dos processos judiciais envolvendo clientes inadimplentes e o setor jurídico das empresas, com intermediação do Judiciário.

Participaram da reunião os juízes corregedores Sônia Amaral e Raimundo Bogéa e os representantes de lojas Emanoel Caracas, Amanda Koury e Arthur Vitório, (Gabryella); Francisco Rocha e Fernanda Alice (Insinuante), e o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Erivaldo Ribeiro dos Santos, que sugeriu aos empresários aderir ao programa “Começar de Novo”, do CNJ, que visa ao ingresso de presos ao mercado de trabalho.

Campanha – Na reunião foi sugerida a realização da campanha “Nome limpo, crédito na praça”, e que a partir da audiência de conciliação o nome do cliente seja retirado da lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito. “Com essa parceria, resolvemos essas questões pendentes na justiça e recuperamos o cliente, ou seja, todos saem ganhando”, observou Emanoel Caracas, diretor geral das lojas Gabryella.

O papel da Corregedoria será o de realizar audiências de negociação de acordos entre lojas e clientes durante a Semana da Conciliação. As lojas deverão informar à CGJ a quantidade de processos possíveis de serem negociados por conciliação. A previsão da Corregedoria é montar 30 mesas de audiências em local público, onde haverá audiências de conciliação entre as partes.

Semana da Conciliação – “Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o Cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”. É com esse slogan que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai mostrar ao país a importância da conciliação para a comunidade, em campanha institucional que marcará a Semana Nacional da Conciliação em todo o país, marcada para o período de 7 a 11 de dezembro, em todo o país. Durante a Semana da Conciliação do ano passado, o judiciário maranhense realizou 5.546 audiências, sendo realizados 2.150 acordos.

 

Fonte: Corregedoria Geral da Justiça – MA