Corregedoria discute aperfeiçoamento do sistema JurisConsult

Compartilhe

As juízas Teresa Cristina Mendes, à disposição da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ), e Isabella Lago, juíza auxiliar da CGJ, estiveram reunidas na última terça-feira (18/12), com integrantes do setor de informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para discutir, entre outros assuntos, mudanças no sistema JurisConsult. Um dos objetivos da CGJ é retirar, diretamente desse sistema, informações para fins de promoção por merecimento dos juízes.

“Uma das nossas metas é colocar em prática o novo Relatório Mensal de Atividades, a partir de 2013. Dentro desse parâmetro, deseja-se eliminar a necessidade do envio de informações por parte dos juízes. Isso porque os dados necessários para o relatório mensal de atividades serão extraídos diretamente do sistema pela Corregedoria. O juiz vai precisar, brevemente, apenas alimentar o sistema Themis PG nas suas comarcas. Esses dados retirados do JurisConsult servirão para aferir o desempenho do magistrado, para fins de promoção por merecimento”, ressalta Teresa Cristina Mendes.

Sobre o sistema – O Sistema JurisConsult, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, é responsável pelo processamento de todas as consultas processuais públicas, e algumas privadas, disponíveis na Internet do Poder Judiciário do Maranhão, acessando de forma transparente e distribuída aos diversos servidores instalados nas comarcas do Estado. Esse sistema alimenta-se dos dados inseridos no Themis PG que, por sua vez, é alimentado pelos juízes.
 
Todo o sistema foi elaborado no intuito de permitir o acesso a informação processual de forma fácil e prática, sem a necessidade de intervenção direta da Diretoria de Informática e Automação do TJMA. Entre as informações constantes no JurisConsult estão o número de audiências realizadas, conciliações realizadas, sentenças proferidas, cumprimento de metas nacionais e da CGJ.
 
Além das juízas e de integrantes da TI do Tribunal de Justiça, participaram da reunião servidores da Divisão de Juízes Vitalícios, Divisão de Juízes em Estágio Probatório, Divisão de Estatística e Divisão de Informática, todos da Corregedoria Geral da Justiça. Uma nova reunião sobre alterações no JurisConsult está marcada para sexta-feira (21).
 
Da CGJ-MA