Inspecionar o funcionamento dos serviços prestados pelo Judiciário à população. Esse é o principal objetivo da Correição Ordinária que começou a ser realizada nesta segunda-feira (22/02), pela Corregedoria-Geral de Justiça, na Comarca de Palmas. Pela manhã, houve a abertura dos trabalhos em solenidade que contou com a presença do Corregedor-Geral de Justiça do Tocantins, desembargador Bernardino Lima Luz, e da Diretora do Fórum da Capital, Juíza Ângela Prudente. O Promotor de Justiça Fábio Lang representou, na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira.
O Corregedor-Geral de Justiça explicou que a ação é rotineira na Corregedoria, e tem como objetivo verificar como está o trabalho do Judiciário e repassar orientações aos servidores. O desembargador informou que o órgão elaborou um cronograma no qual são realizadas, pelo menos, 10 correições ordinárias por ano. Visando não prejudicar o andamento dos trabalhos nas comarcas, Bernardino Luz destacou que a Corregedoria conta com uma equipe especializada para realizar o serviço.
Para a diretora do Fórum, as correições são de suma importância, pois além de fiscalizar e orientar os servidores oportuniza o saneamento de possíveis dificuldades encontradas nas comarcas. Na oportunidade, a juíza ressaltou o trabalho sério e digno que vem sendo desenvolvido pelo desembargador Bernardino Luz à frente da Corregedoria. O desembargador, por sua vez, agradeceu, destacando que o mérito não pertencia apenas a ele, mas a toda equipe do órgão que vem desempenhando um trabalho de qualidade. Ele retribuiu o elogio, enfatizando que a juíza Ângela Prudente serve de modelo no que diz respeito à administração. O Corregedor encerrou a solenidade colocando à disposição dos magistrados e servidores a estrutura da Corregedoria.
A capital é a segunda cidade, este ano, a receber a equipe da Corregedoria, que no início do mês esteve realizando correição na comarca de Araguaína. Em Palmas, o trabalho segue até sexta-feira (26/02), quando estarão sendo inspecionadas as varas judiciais, os cartórios extrajudiciais e as delegacias de polícia. Ainda neste semestre estão previstas correições nas comarcas de Itaguatins, Tocantinópolis, Miranorte, Arapoema, Aurora, Taguatinga, Araguaçu, Alvorada, Pedro Afonso, Guaraí, Wanderlândia, Colinas, Dianópolis e Almas.
Fonte: Ascom/ Fórum de Palmas