Desmonte de aeronaves da Vasp, em Recife, tem nova data

Você está visualizando atualmente Desmonte de aeronaves da Vasp, em Recife, tem nova data
Compartilhe

A Corregedoria Nacional de Justiça marcou para o dia 21 de agosto a nova data para o desmonte das aeronaves sucateadas da Vasp que estão paradas no Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre. A cerimônia que marcaria o início dos desmontes havia sido marcada anteriormente para o dia 2 de agosto, mas foi adiada em virtude do movimento de paralisação dos aeroviários.

A nova data foi fechada na última quarta-feira (7/8), em reunião realizada em Brasília/DF entre representantes da Corregedoria Nacional de Justiça, da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, da Vara responsável pelo processo de falência da Vasp e das concessionárias que operam aeroportos no País.

Em Recife, serão desmontados dois Boeings, modelos 727-200 e 737-200. O primeiro era utilizado no transporte de cargas e, o segundo, no transporte de passageiros. As aeronaves estão paradas no pátio do aeroporto de Recife desde 2005. Com o desmonte, uma área de 2.500 m² deverá ser devolvida à administração do aeroporto, que poderá usá-la na ampliação das operações aeroportuárias.

Ficou acertado ainda que na mesma data será iniciado o desmonte de três Boeings 737-200, também pertencentes à massa falida da Vasp, que estão parados no aeroporto de Salvador/BA. Com essas iniciativas é dada continuidade ao Programa Espaço Livre, criado em 2011 com o objetivo de unir o Poder Judiciário e autoridades do setor aeronáutico brasileiro na busca de soluções para a retirada de aviões sob custódia da Justiça em aeroportos brasileiros.

Nova reunião entre os integrantes do Programa Espaço Livre está marcada para o dia 2 de setembro. Os aeroportos de Fortaleza/CE, Confins, em Belo Horizonte/MG, e Galeão, no Rio de Janeiro, devem ser os próximos a iniciar desmontes de aeronaves.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias