O Governo do Distrito Federal (GDF) vai construir nova unidade de internação no Distrito Federal. De acordo com o contrato publicado na última terça-feira (21/5) no Diário Oficial do DF, o governo deve investir cerca de R$ 13 milhões na construção da unidade em São Sebastião, cidade-satélite de Brasília. Veja detalhes da notícia.
Com capacidade de 90 internos, a unidade deverá desafogar a superlotação da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP). A medida atende a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de desativar a UIPP, feita em dezembro de 2010.
Após visita do Programa Justiça ao Jovem feita ao local em setembro daquele ano, os juízes auxiliares da Presidência Reinaldo Cintra e Daniel Issler constataram superlotação e um quadro degradante no centro, mais conhecido até hoje como CAJE por causa de sua antiga sigla, Centro de Atendimento Juvenil Especializado. À época, o CAJE tinha 319 internos, praticamente o dobro de sua capacidade, que então era de 160.
Com a construção da nova unidade de internação em São Sebastião, prevista para ser inaugurada em 10 meses, e a previsão de erguer pelo menos mais quatro unidades no Distrito Federal, o GDF pretende atender integralmente à recomendação do CNJ – desativar o CAJE – até dezembro de 2014.
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias
Leia mais:
CNJ recomenda fechamento de unidade de internação de menores no DF