Diário da Justiça Eletrônico do AM entra em pleno funcionamento a partir de sexta-feira

Compartilhe

O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Amazonas passa a ser o único órgão de publicações e divulgação oficial do Poder Judiciário amazonense a partir da próxima sexta-feira (06/06). A medida significa informação mais rápida, segura e democrática ao público, além de economia à Justiça amazonense.  

O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Amazonas passa a ser o único órgão de publicações e divulgação oficial do Poder Judiciário amazonense a partir da próxima sexta-feira (06/06). A medida significa informação mais rápida, segura e democrática ao público, além de economia à Justiça amazonense.O DJE, que substituirá o Diário Oficial tradicional impresso, pode ser acessado por data, por caderno (o Administrativo ou o Judiciário) e por suas seções (Tribunal de Justiça, Seção I, Atos da Presidência, Extratos e Erratas).

O diretor de informática do TJ/AM e membro da Comissão Permanente de Informatização, Divaldo Lima,  destaca a segurança do Diário de Justiça Eletrônico. Segundo ele, a publicação por meios eletrônicos também facilita o trabalho do público que necessita consultar as decisões do Judiciário. "O sistema é bem seguro. Por exemplo, quando um setor envia uma nota, o que foi enviado não pode ser alterado. Além disso, profissionais como os advogados dispõem de ferramentas de busca quase instantâneas e sem custo", afirma.

O juiz Roberto Santos Taketomi, também membro da Comissão, elogia a economia aos cofres e também de tempo ao Poder Judiciário. "Primeiro, que no Diário tradicional o espaço para publicação é pago, além disso, há o trabalho logístico de envio das notas para o mesmo e isso tudo significa uma perda de tempo. Agora acaba tudo isso. Temos uma publicação mais célere e confiável, e, sobretudo, fácil de gerenciar, uma vez que tudo é feito via sistema", diz.

O Diário de Justiça Eletrônico, segundo o juiz Ronnie Frank, membro da Comissão Permanente de Informatização, vêm para complementar o processo de virtualização do Poder Judiciário. Para ele, um dos avanços mais importantes trazidos pelo DJE é a visibilidade aos atos da Justiça amazonense. "Com certeza, o Diário assegura uma maior visibilidade aos atos do Judiciário. Afinal, o Diário impresso não é tão distribuído se comparado à possibilidade de acessos que o publicado na internet permite", analisa.

Para acessar o DJE, basta clicar no link direto no canto inferior direito da página principal do Tribunal de Justiça do Amazonas (http://www.tj.am.gov.br/). Para o acesso, é preciso possuir um programa que abra arquivos com a extensão PDF, como o Adobe Reader, disponível para download no site da empresa que o criou (http://www.adobe.com/).O Diário da Justiça Eletrônico foi criado pela resolução 38, de 01 de novembro de 2007 e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de dezembro de 2007.

Fonte: Divisão de Imprensa e Divulgação do TJ/AM