A turma de 20 egressos do sistema carcerário que participa do curso de Empreendedorismo Individual na Bahia, se reuniu na tarde da última terça-feira (29/11) para assistir a uma aula voltada à gestão financeira e negócios. Este foi o último encontro do ano, mas os participantes voltarão a se reunir no início de 2012 para finalizar a capacitação.
Ministrado por Jesiel Borges, facilitador do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o curso foi realizado no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador. Após a última aula, já em 2012, os egressos ainda serão acompanhados por técnicos do Sebrae de 15 em 15 dias.
A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – voltado para a reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho – com o Sebrae e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Serão formadas ainda duas novas turmas para alcançar a meta de 200 empreendedores individuais de outubro de 2011 a outubro 2012. O objetivo do curso é estimular os egressos ao mercado de trabalho por meio de um empreendimento próprio. Na aula da última terça, eles aprenderam os conceitos de gestão de negócios, as principais abordagens do tema, a importância da unidade e harmonia das ações, além de avaliação dos resultados.
Na oportunidade, estavam presentes o gestor do programa Começar de Novo, Orlando Bitencourt; a coordenadora do programa Bairros Empreendedores do Sebrae, Idimara Dantas; capitão Márcio Marcelo, diretor da Penitenciária Lemos Brito; Anádia Maria Fonseca de Souza, diretora- adjunta da Unidade Feminina de Salvador; e representantes da SEAP e do Sebrae.
Do TJBA