Eleições 2020: Justiça avança planejamento junto a juízes eleitorais de Mato Grosso

Você está visualizando atualmente Eleições 2020: Justiça avança planejamento junto a juízes eleitorais de Mato Grosso
Arte: TRE-MT
Compartilhe

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realizou na segunda-feira (28/9) sua segunda Reunião Preparatória Eleições 2020, com todos os magistrados eleitorais que atuam nos cartórios eleitorais. Entre os pontos debatidos no encontro virtual estão a alimentação de mesários, preparação dos locais de votação, forças de segurança, escolha de oficiais de justiça, controle de pessoal, logística de urnas, transmissão dos votos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), protocolos de segurança sanitária.

Todo o trabalho foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli. “Nós precisamos manter este canal de comunicação constante para termos uma eleição alinhada, com o mínimo possível de problemas. Peço aos senhores que tenham muita atenção quanto a escolha do administrador de prédio, da pessoa que irá atuar em cada local de votação. Os problemas geralmente ocorrem no início da votação, e esta pessoa pode contribuir de maneira relevante para solucionar os problemas.”

O presidente lembrou que no dia da eleição os magistrados ficam envolvidos com uma multiplicidade de atribuições e é impossível uma dedicação exclusiva com a logística da eleição.  “O juiz eleitoral no dia fica tomado de muitas tarefas no dia do pleito. Ele recebe denúncias de boca de urna, entre outras irregularidades, então é necessário escolher pessoas qualificadas para atuarem como auxiliares. Nossa recomendação é que cada juiz fique na sede da Zona Eleitoral e o juiz auxiliar esteja disponível para resolver os problemas pontuais.”

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Luis Darienzo, falou sobre o processamento dos votos. “Neste ano temos uma novidade. Todos os anos os votos vinham para o TRE-MT, onde eram processados e o resultado era enviado para o TSE. Pela primeira vez os votos serão encaminhados diretamente para o TSE. Nós praticamente triplicamos nosso link de internet para garantir uma infraestrutura adequada para esta transmissão de votos.”

Coube ao desembargador vice-presidente do TRE-MT e corregedor eleitoral, Sebastião Barbosa, finalizar a reunião. “O contato constante é a melhor maneira de termos uma eleição eficaz num estado tão grande como Mato Grosso. Juízes eleitorais e servidores, colaboradores e mesários necessitam atuar como um time, assim o sucesso será de todos à medida que for de cada um.”

Nesta quarta-feira (30/9), uma comissão do TRE-MT, com a presença do presidente, do juiz auxiliar da presidência, Lídio Modesto, e do diretor geral do TRE, Mauro Diogo, vai percorrer algumas Zonas Eleitorais das regiões sul e leste do estado. As reuniões virtuais serão realizadas a cada 15 dias para acompanhamento das demandas específicas.

Fonte: TRE-MT