Completar 16 anos e tirar o título de eleitor, votar pela primeira vez e ficar à espera do resultado da eleição são anseios que fazem parte da vida de muitos jovens. A quase três meses das eleições gerais, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) levará o voto simulado à 11 escolas de Salvador que estão participando do Projeto Eleitor do Futuro/2014.
A iniciativa implica na continuidade da parceria firmada entre a EJE e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador, que visa, entre outras coisas, preparar os estudantes para exercer o direito democrático de votar em representantes políticos.
A atividade teve início nesta quarta (16/7) e será encerra em agosto, com abrangência para alunos que cursam entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes da Escola Municipal Visconde de Cairu, localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas, serão os primeiros a participar da votação simulada, ocasião que poderão escolher um dos dois candidatos fictícios ao cargo de governador.
À frente dos trabalhos está a coordenadora da EJE/BA, Adriana Passos, a qual explica que em todos os encontros serão utilizadas duas urnas eletrônicas e os futuros eleitores saberão quem venceu o pleito alguns minutos depois.
Escolas da rede pública e privada que tiverem interesse em participar do Eleitor do Futuro devem contatar a EJE pelo telefone (71) 3373-7221 ou através do e-mail: eje@tre-ba.jus.br.
Fonte: TRE-BA