Em sete dias, centrais de agilização emitem 381 decisões em PE

Você está visualizando atualmente Em sete dias, centrais de agilização emitem 381 decisões em PE
Compartilhe

As duas Centrais de Agilização Processual do Interior (Capis), de Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, somaram 381 sentenças proferidas de 15 a 22 de junho, segundo relatório da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Foram priorizadas ações relacionadas à Meta 2/2016 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que determina o julgamento de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012.

O resultado decorre da atuação de 28 novos magistrados, empossados pela instituição em fevereiro. “Estimamos que mais de 200 despachos tenham sido realizados também”, informa o coordenador da iniciativa, juiz Gleydson Lima. O expressivo número de sentenças, diz ele, contribui para o cumprimento dos objetivos da instituição. A partir da segunda quinzena de julho, mais três juízes estarão nas Capis, após o Curso de Formação Inicial à Magistratura.

Abrangência das Capis — A Central de Caruaru possui polos de julgamento em Nazaré da Mata e Garanhuns. De ínicio, as unidades são responsáveis por processos das varas únicas de Aliança, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Lajedo e São Bento do Una e da 1ª Vara Cível de Gravatá. Em seguida, o trabalho chegará a unidades da 5ª até a 12ª circunscrições, além da recém-criada 19ª circunscrição.

Já a Central de Petrolina abrange os polos de Serra Talhada, Salgueiro e Araripina, que atuam, primeiramente, nas 1ª e 2ª Varas de Salgueiro, nas 1ª e 2ª de Araripina, na Vara Única de Tabira, na 1ª Vara de São Jose do Egito e na Vara Criminal de Serra Talhada. Na sequência, a atividade será realizada nas unidades da 13ª até a 18ª circunscrições, além da também recém-criada 20ª circunscrição.

 

Fonte: TJPE