As duas Centrais de Agilização Processual do Interior (Capis), de Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, somaram 381 sentenças proferidas de 15 a 22 de junho, segundo relatório da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Foram priorizadas ações relacionadas à Meta 2/2016 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que determina o julgamento de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012.
O resultado decorre da atuação de 28 novos magistrados, empossados pela instituição em fevereiro. “Estimamos que mais de 200 despachos tenham sido realizados também”, informa o coordenador da iniciativa, juiz Gleydson Lima. O expressivo número de sentenças, diz ele, contribui para o cumprimento dos objetivos da instituição. A partir da segunda quinzena de julho, mais três juízes estarão nas Capis, após o Curso de Formação Inicial à Magistratura.
Abrangência das Capis — A Central de Caruaru possui polos de julgamento em Nazaré da Mata e Garanhuns. De ínicio, as unidades são responsáveis por processos das varas únicas de Aliança, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Lajedo e São Bento do Una e da 1ª Vara Cível de Gravatá. Em seguida, o trabalho chegará a unidades da 5ª até a 12ª circunscrições, além da recém-criada 19ª circunscrição.
Já a Central de Petrolina abrange os polos de Serra Talhada, Salgueiro e Araripina, que atuam, primeiramente, nas 1ª e 2ª Varas de Salgueiro, nas 1ª e 2ª de Araripina, na Vara Única de Tabira, na 1ª Vara de São Jose do Egito e na Vara Criminal de Serra Talhada. Na sequência, a atividade será realizada nas unidades da 13ª até a 18ª circunscrições, além da também recém-criada 20ª circunscrição.
Fonte: TJPE