Empenho de servidores da 3ªVT de Macapá promove acordo em processo arquivado

Compartilhe

Nesta quinta-feira (17/09), a 3ª Vara do Trabalho de Macapá, no Amapá, conseguiu fechar um acordo entre um trabalhador e a empresa Engecom Engenharia que tramitavam na Vara desde 2005, ano de sua instalação. O processo encontrava-se arquivado porque não foram encontrados bens da empresa reclamada. Entretanto, na terça-feira (15/09), o reclamante, Delson Cardoso, foi à Vara para servir de testemunha em outro processo contra essa mesma reclamada. Então, o servidor Eduardo Ferreira lembrou do antigo processo. “Eu me lembrei que sempre o atendia no balcão e perguntei se já tinha recebido alguma coisa da execução, e ele disse que não. Então, aproveitando o bom e atual ânimo da reclamada para compor acordo nos processos em execução, eu perguntei se dava para ela fazer (acordo) nesse processo do reclamante que tinha servido de testemunha”, explicou o servidor.

No mesmo dia, a preposta da empresa pediu que o reclamante comparecesse, sem compromisso, na quinta-feira (17/09), na Vara. E,  finalmente eles fizeram o acordo de R$2.000,00, com R$1.000,00 à vista. Na mesma hora, a juíza titular da VT, Dra. Tereza Cristina Aranha colocou o processo em pauta e encerrou a questão.“Foi uma coincidência, o reclamante já havia perdido as esperanças e, de repente consegue receber algo!”, comemora o servidor que destacou o compromisso dos outros colegas da VT.

Trabalhos em equipe como este mostram a importância do empenho de todos para a solução dos conflitos e como a Justiça do Trabalho está comprometida não apenas em cumprir prazos e ritos processuais mas, a cima de tudo, dar efetividade às decisões.

 

Fonte: TRT 8 (PA/AP)