O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza na próxima segunda-feira (28/4), às 15h, sessão solene em homenagem ao juiz Saulo José Casali. O evento marca o encerramento do mandato do magistrado como membro do tribunal pela classe dos juízes federais, que termina em 3 de maio. Na solenidade, que ocorrerá na Sala de Sessões, o magistrado receberá a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma, oferecida a personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do País.
Membro da Corte do TRE-BA desde 2012, Saulo Casali passou a compor também o colegiado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em agosto deste ano. É Juiz Federal titular da 11ª Vara Federal desde 1993 e foi Ouvidor-Substituto Eleitoral entre 2012 e 2013. Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, Saulo Casali é ainda membro da Academia Mundial de Artes e Ciências e da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.
Substituição – O sucessor do magistrado na Corte Eleitoral será o Juiz Federal Carlos D’Ávila, que já foi Juiz Federal Suplente do TRE-BA no biênio de 2009 a 2011. O novo membro assume o cargo em 8 de maio.
D’Ávila foi também membro do TRE do Maranhão (TRE-MA) na condição de juiz suplente e docente em Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional em universidades do Maranhão (1994 a 1996), Bahia (2000 a 2002) e nas Escolas Superiores de Preparação de Magistrados e Membros do Ministério Público do Maranhão e da Bahia (1994 a 2002).
Fonte: TRE-BA