Começou nesta segunda-feira (04/12), às 8h30, a semana da Conciliação do Poder Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jorge Goes Coutinho, convocou os juízes para realizarem um grande mutirão de conciliações nos Juizados Especiais da Grande Vitória e nas principais Comarcas do interior. A estimativa é que sejam realizadas cerca de 3000 audiências até o dia oito de dezembro, data estabelecida pelo Conselho Nacional (CNJ) Justiça como o dia Nacional da Conciliação.
Embora a data estabelecida pelo CNJ seja o dia oito de dezembro, o presidente Jorge Goes Coutinho determinou que os mutirões começassem hoje. Em um esforço concentrado, durante toda a semana, os Juizados Especiais irão realizar mutirões de conciliação simultaneamente. Neste primeiro dia as atividades estão concentradas na Casa do Cidadão da Serra, onde cinco juízes realizam audiências na área de Direito da Família.
O grande marco do movimento pela Conciliação, porém, será no dia oito de dezembro. Nessa data, que seria feriado no Poder Judiciário, os Tribunais de todo o país estarão trabalhando conjuntamente em um grande esforço para estimular a prática da Conciliação na Justiça brasileira. No Espírito Santo, o movimento irá acontecer em 15 das 69 Comarcas do Estado. Serão realizados mutirões nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e nas Varas de Família de todas as Comarcas de Entrância Especial e de 3ª Entrância. Um dos objetivos é solucionar conflitos e reduzir o número de processos no Judiciário.
Para que o trabalho possa ocorrer de forma eficiente, magistrados e conciliadores participaram de um treinamento intensivo realizado no Tribunal de Justiça nos dias 20 e 21 de novembro, quando foram realizadas palestras, mini-cursos e debates em torno da importância da conciliação como meio para agilizar a Justiça. "A campanha está lançada e vamos abraçar a causa, divulgando o máximo possível os mutirões de conciliação que o Poder Judiciário Estadual. O nosso lema é conciliar, conciliar e conciliar", enfatizou o presidente Jorge Goes Coutinho.
A realização da semana da Conciliação é uma atividade em apoio ao projeto "Conciliar é legal", do Conselho Nacional de Justiça. A intenção do CNJ é criar uma cultura de pacificação, de harmonia e entendimento, mobilizando a sociedade para a importância da conciliação. A expectativa do CNJ é criar uma mudança de cultura, tanto por parte dos juízes como da população. (Assessoria de Comunicação TJ-ES)
Número de visualizações: 12