O Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, está prestando apoio logístico ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na distribuição do pessoal e material necessário para garantir a realização das eleições municipais de 2020, em especial na áreas indígenas e localidades de difícil acesso nos municípios do Amapá e Oiapoque, extremo norte do Brasil.
Segundo o presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, nas aldeias indígenas e localidades de difícil acesso, o Tribunal contou com a logística e apoio do Exército para transportar as urnas eletrônicas. “O Exército brasileiro compõe parte do apoio indispensável para a garantia do voto no dia do pleito. Graças à chamada ‘Mão Amiga’ do Exército, nós temos condições de garantir o direito ao voto para o cidadão amapaense nessas localidades.”
De acordo com o coronel Fábio Costa, chefe de Estado-Maior da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, há três embarcações do Exército e um helicóptero da Marinha reforçando o deslocamento para essas comunidades. “Estamos com 15 militares nas Aldeias indígenas Kumenê e Kumarumã e na região de Vila Brasil, no município do Oiapoque. Já no município do Amapá o apoio segue na Comunidade do Flexal (Tucunaré), e Sucuriju, localidades de difícil acesso.”
Costa reforça ainda que a missão das tropas designadas para atuar nas eleições municipais visa garantir o apoio logístico necessário ao democrático exercício do voto com a normalidade necessária e a posterior apuração, onde o processo eleitoral assim o exija.
Fonte: TRE-AP