O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, no dia 10 de agosto, o Seminário Internacional sobre a Mediação Transformativa, na Escola Superior da AJURIS, em Porto Alegre. O evento é voltado para magistrados, mediadores, conciliadores, servidores, advogados, acadêmicos e demais profissionais interessados no tema.
O seminário, que abordará a experiência do Brasil na área, tem por objetivo apresentar aos participantes a teoria da Mediação Transformativa para que possam compreender a complexidade dos conflitos e o quanto este tipo de mediação é eficiente na gestão de conflitos empresariais, organizacionais, familiares, divórcios, vizinhança, vítima e ofensor.
As inscrições podem ser feitas através do email treinamento@tj.rs.gov.br. As vagas são limitadas.
Mediação transformativa
Esse tipo de trabalho tem por objetivo enfrentar o conflito por meio do fortalecimento próprio e do reconhecimento dos outros. O fortalecimento próprio (empowerment) está baseado na identificação dos reais interesses e necessidades de cada um dos mediandos, ao passo que o reconhecimento (recognition) de um está voltado para a identificação dos reais interesses, necessidades e valores do outro.
Fonte: TJRS