Experiência do CNJ em Tecnologia da Informação é destacada em evento do TCU

Você está visualizando atualmente Experiência do CNJ em Tecnologia da Informação é destacada em evento do TCU
Compartilhe

A experiência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na coordenação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (TI) no Poder Judiciário foi o tema da palestra realizada pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho, Marivaldo Dantas, nesta quinta-feira (26/5), no Tribunal de Contas da União (TCU).  A palestra foi proferida no evento “Tecnologia da Informação – Controle Externo em Ação: Papel dos órgãos governantes superiores (OGS) de TI”, que faz parte do ciclo de palestras 2011 organizado pelo referido tribunal.

Na palestra, Dantas traçou a linha do tempo da evolução da governança de TI no Poder Judiciário, desde a criação do Conselho Nacional de Justiça, pela Emenda Constitucional 45/2004, até o  momento – em que se busca o nivelamento da infraestrutura, capacitação e sistemas de TI , de forma a garantir o efetivo acesso à justiça por toda a sociedade.

O juiz auxiliar destacou a importância dos órgãos de controle na avaliação da efetividade das ações desenvolvidas pelo CNJ. Dentre os projetos prioritários do Conselho, Dantas destacou o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que poderá ser utilizado por todos os órgãos do Poder Judiciário, contribuirá para a sua integração e reduzirá consideravelmente os custos de TI dos Tribunais com sistemas diversos.

A iniciativa está sendo desenvolvida na forma de projeto piloto pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e deverá ser apresentada em breve aos presidentes de todos os tribunais do país.

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias