Exposição fotográfica itinerante homenageia os 400 anos do TJBA

Compartilhe

Uma exposição fotográfica itinerante em homenagem ao IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) será inaugurada na próxima segunda-feira (29/06), às 17h, no saguão do Fórum Ruy Barbosa em Salvador (BA). Composta por 40 painéis do repórter-fotográfico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gláucio Dettmar, a exposição faz um recorte de aspectos históricos, arquitetônicos e processuais dos 400 anos do Tribunal de Justiça baiano, o primeiro instalado no Brasil e na América. Na mostra, além das fotos, o público poderá ver objetos históricos, reproduções de documentos originais e um filme de sete minutos sobre a instalação do Tribunal de Relação do Estado do Brasil (antigo TJBA), em março de 1609.

A exibição ficará até o dia 10 de julho em Salvador e depois seguirá para outros sete estados brasileiros e para Lisboa, em Portugal, onde ficará instalada na sede do Superior Tribunal de Justiça do país. Em todas as capitais, a visita será gratuita e aberta ao público. A mostra está dividida em duas partes. A primeira delas consiste em um ensaio fotográfico que retrata a arquitetura do Fórum Ruy Barbosa. Uma das obras mostra, por exemplo, o local onde estava instalada a primeira sede do Fórum, entre o Elevador Lacerda e a antiga Casa da Moeda de Salvador. Já a segunda parte retrata aspectos de alguns processos que passaram pelo Tribunal, fazendo um paralelo entre as transformações ocorridas nos direitos dos cidadãos no decorrer dos séculos.

“A ideia é fazer um recorte de alguns processos desses 400 anos da Justiça baiana, trazendo os aspectos históricos para os dias de hoje”, explica Gláucio Dettmar. Algumas das fotos que integram a exposição retratam um casamento coletivo realizado em Salvador, com o objetivo de demonstrar a evolução do Judiciário em relação aos direitos civis. “Antigamente, os escravos que desejavam se casar tinham que ser levados pelos patrões até o Tribunal”, lembra o fotógrafo. Em complemento às fotos, um filme produzido pelo TJBA vai retratar o ambiente do século XVII, em uma reconstituição fiel da instalação do Tribunal baiano.

O autor – O fotógrafo Gláucio Dettmar começou sua carreira no Rio de Janeiro, em 1988, no Jornal Última Hora. Já trabalhou como fotógrafo nos jornais O Globo e Correio Braziliense e nas revistas Istoé e Época. Em 1989 cobriu os últimos seis meses da Assembléia Nacional Constituinte em Brasília para diferentes meios de comunicação. No ano passado, foi selecionado pela organização não governamental alemã Wooloo para expor suas obras no projeto Urban Space, exposição que ocorreu simultaneamente em Berlim (Alemanha) e no Rio de Janeiro. Gláucio Dettmar já participou da Bienal Fotográfica de São Paulo e foi um dos expositores na inauguração do Museu da Republica em Brasília. Na França, foi convidado a expor seu trabalho na cidade de Toulouse, com uma mostra sobre o carnaval de Pernambuco.

Algumas das obras de Gláucio Dettmar podem ser vistas nos links http://www.flickr.com/photo/glauciodettmar e http://www.wooloo.org/glauciodettmar.

Programação da “Exposição Itinerante do IV Centenário”

Bahia – 29 de junho a 10 de julho
Rio de Janeiro – 20 a 31 de julho
São Paulo – 6 a 14 de agosto
Rio Grande do Sul – 19 a 29 de agosto
Distrito Federal – 3 a 17 de setembro
Minas Gerais – 23 de setembro a 2 de outubro
Lisboa (Portugal) – 13 a 28 de outubro
Pará – 10 a 20 de novembro
Maranhão – 25 de novembro a 11 de dezembro

 

MB/SR

Agência CNJ de Notícias

*Atualizada em 26/06/2009 às 14h20