Prossegue Recadastramento Biométrico em Gurupi (TO)

Compartilhe

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Francisco Cardoso, acompanhado do Secretário de Tecnologia da Informação (STI), Jader Batista Gonçalves e do Coordenador dos Sistemas Eleitorais (COSEL), Carlos Augusto Mendes Mota, visitaram na última quarta-feira (26/10), os servidores do Cartório Eleitoral de Gurupi (sede da 2ª ZE) com o intuito de acompanhar o andamento do projeto Cadastramento Biométrico (Fase II), que está em execução nos municípios de Cariri e Gurupi, em Tocantins.

Em Gurupi o atendimento atinge a média de 300 eleitores por dia, número que corresponde positivamente à expectativa, considerando a quantidade de eleitores a serem cadastrados e o prazo estabelecido para o término do projeto.
 
O chefe do Cartório Eleitoral de Gurupi, Bruney Guimarães Brum, explicou que se conseguirem incrementar o número de requisitados, o atendimento à população será realizado das 7 às 19 horas, de forma ininterrupta. “Atualmente, os eleitores são atendidos das 12 às 19 horas, com distribuição de senha por volta das 15 horas”, disse.

Na ocasião, o diretor Geral do Tribunal, Francisco Cardoso, que acompanha as dificuldades encontradas por outros TRE’s na execução do Projeto Cadastramento Biométrico, deixou claro que sua intenção é prestar todo apoio necessário às Zonas Eleitorais, observando critérios legais e limitações orçamentárias. “Quero quebrar qualquer distanciamento entre Zonas e TRE. Somos uma equipe só!”, destacou.

Bruney disse ainda que a experiência que teve ao auxiliar no Cadastramento Biométrico na 14ª ZE (Alvorada), em 2010, foi primordial para que pudesse elaborar um planejamento adequado na 2ª ZE (Gurupi). “Somos o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Isso demanda muita organização”, completou.

 Cariri – Após visitar o Cartório Eleitoral de Gurupi, a equipe se deslocou ao posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Cariri, onde os trabalhos também já começaram, com uma média de 80 eleitores atendidos por dia.

Para Lucas de Aguiar Dal Molin, servidor requisitado que realiza atendimento naquele posto, o número de atendimento deve aumentar assim que o carro de som começar a divulgar na cidade a presença da Justiça Eleitoral com esta finalidade. O gerente do projeto no Tocantins, Carlos Augusto Mendes Mota, destacou que a expectativa é que todo o eleitorado alvo de cadastramento seja alcançado antes do final do prazo, haja vista os excelentes trabalhos realizados pelos envolvidos.

 A 2ª Zona Eleitoral é composta pelos municípios de Gurupi (sede), Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins e Crixás do Tocantins.

Fonte: TRE-TO