O Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje) e a Escola Paulista da Magistratura (EPM) promovem nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/03) o 1º Seminário sobre Técnicas de Solução de Conflitos.
O Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje) e a Escola Paulista da Magistratura (EPM) promovem nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/03) o 1º Seminário sobre Técnicas de Solução de Conflitos. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se realiza na sede da Escola Paulista, na Rua da Consolação, em São Paulo.
As palestras são destinadas a juízes de todo país que atuam em Juizados Especiais. Cada tribunal de Justiça indicou dois juízes para a participação no evento, com o objetivo de que esses magistrados possam depois multiplicar o conhecimento sobre técnicas de conciliação. Confira abaixo a programação completa:
MÓDULO I – 29/3/07 – 8:30 às 12:00 horas.
– Exposição da proposta do programa e introdução aos mecanismos alternativos de pacificação de lides junto ao Judiciário. O acesso à Justiça e as soluções pacificadoras de lides. Cultura da litigiosidade. Cultura da pacificação. Formação dos grupos. Exercícios.
MÓDULO II – 29/3/07 – 14 às 18 horas.
– O conflito e as técnicas de negociação. Noções introdutórias.
– Linguagem. Comunicação verbal e não verbal. Desconstrução da verdade. Técnicas de perguntas. Técnicas de negociação.
– Tipos e fases do conflito.
MÓDULO III – 30/3/07 – 8:30 às 12:00 horas.
– Modelo conciliatório. Modelo adversarial. Mecanismos consensuais. Mecanismos integrativos.
– Negociação. Conciliação. Mediação. Arbitragem. Conceitos. Diferenças. Semelhanças.
– Objetivos. Vantagens
MÓDULO IV – 30/3/07 – 14 às 18:00 horas.
– Conciliação. Mediação. Casuística.
– Mediação prévia. Mediação incidental.
– Os meios alternativos e a Justiça Restaurativa.
– Projeto de lei.