Gestão do Conhecimento
Carta horária: 5 horas
Ao final deste curso o aluno deverá ser capaz de:
1. Distinguir dados, informação e conhecimento;
2. Entender a diferença entre as características do modo de produção fordista e do modo de produção pós-fordista;
3. Inferir sobre as possibilidades de ação dos seres humanos nos modos de produção fordista e pós-fordista;
4. Tecer conjecturas sobre a relação fordismo – pós-fordismo – gestão do conhecimento;
5. Estabelecer conexões entre aprendizagem e conhecimento;
6. Entender os conceitos de aprendizagem de circuito simples e aprendizagem de circuito duplo;
7. Inferir sobre ações que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem de circuito simples e da aprendizagem de circuito duplo;
8. Entender os ambientes propícios para o desenvolvimento das aprendizagens de circuito simples e duplo;
9. presentar uma introdução ao modo de produção japonês;
10. Conceituar conhecimento tácito e conhecimento explícito;
11. Entender a espiral do conhecimento;
12. Apresentar a gênese inflexível dos Estados Modernos;
13. Incentivar a adoção de práticas que incentivem a criação de conhecimento e
14. Estimular a reflexão sobre a relação entre a gestão do conhecimento e o processo produtivo no Poder Judiciário;
Módulo 1 – Introdução à Gestão do Conhecimento: do Fordismo ao Pós-Fordismo
• Dado, Informação e Conhecimento
• Fordismo e Pós-Fordismo
Módulo 2 – A aprendizagem Organizacional
• Conhecimento e Aprendizagem
o Aprendizagem de Circuito Simples
o Aprendizagem de Circuito Duplo
o Organizações de Aprendizagem
Módulo 3 – A Espiral do Conhecimento
• O Modo de Produção Japonês
• Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito
• Espiral do Conhecimento
Módulo 4 – A Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário
• A Gênese inflexível do Estado Moderno
• Manda quem pode obedece quem tem juízo
• Imutabilidade do conhecimento explícito no Judiciário
• Planejamento estratégico como ferramenta de divulgação e debate sobre o objetivo comum da organização
• Combater o isolamento – Considerar o ambiente externo
• Não incentivar apenas “processadores de informações”
• Compartilhar o conhecimento tácito
• Acesso às informações
Pré-requisitos técnicos:
– Saber utilizar o navegador de internet, por exemplo, Google Chrome.
– Leitor de documentos PDF, por exemplo, Adobe Reader. Para obter a última versão do Adobe Reader, acesse o site: http://www.adobe.com/br/products/reader.html
– Aplicativo Adobe Flash Player. Para obter a última versão do Adobe Flash Player, acesse o site:http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Atenção: Mantenha esses softwares e aplicativos sempre atualizados para visualizar adequadamente o conteúdo do curso.
Metodologia
O curso será realizado na modalidade a distância e no formato autoinstrucional, ou seja, sem a presença de um tutor.
O curso está dividido em quatro módulos e a avaliação final. A cada semana, um módulo é aberto. Fique atento ao cronograma de atividades de sua turma.
Para avançar no curso, e ter acesso ao módulo seguinte, é necessário fazer o questionário avaliativo do módulo em curso e obter nota de pelo menos 70% na atividade avaliativa.
As atividades de aprendizagem estão distribuídas entre conteúdos interativos, textos, vídeos temáticos e questionários avaliativos. Contamos ainda com um “Fórum de interação” no qual o estudante poderá interagir e trocar mensagens com os demais participantes do curso. A participação neste fórum é facultativa.
Declaração de conclusão
Será considerado aprovado o estudante que obter nota de pelo menos 70% em cada uma das atividades avaliativas.
A emissão da declaração será feita pelo próprio aluno no ambiente do curso.