Nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, acontece o Fórum Regional de Arquivos Judiciais, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). O evento contará com a presença do presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, na cerimônia de abertura. Estão sendo disponibilizadas 350 vagas. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento caso as vagas ainda não estejam preenchidas.
Com o tema Gestão e Preservação Documental: dos arquivos textuais aos arquivos eletrônicos, um dos objetivos do fórum é promover o encontro de profissionais que atuam na gestão dos acervos judiciais, proporcionando-lhes uma troca de experiências. Além disso, o evento irá oferecer painéis, minicursos, conferências e fóruns de discussão para que os participantes possam ser orientados sobre as metodologias de trabalho empregadas para a preservação documental em papel e em meio eletrônico.
A abertura do evento será às 17h, no TRT-6. Em seguida, o professor Antônio Torres realiza uma conferência sobre Autos Findos da Justiça do Trabalho: por um lugar na memória. Na manhã do dia 12, a programação terá continuidade, desta vez no TRF-5, com a primeira plenária do encontro, que será coordenada pela presidente do TRT-6, a desembargadora Eneida Melo Correia. Ainda pela manhã, acontecerá uma conferência com a desembargadora federal do trabalho, Tereza Aparecida Asta.
A tarde será voltada para oficinas sobre Avaliação, Seleção e Descarte de Documentos Judiciários e Implementação do Processo Eletrônico. No último dia do Fórum Regional de Arquivos Judiciais, na sexta-feira (13), serão promovidos minicursos e plenárias, além de conferências com representantes da Gestão de Documentos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Superior Tribunal Federal (STF). Ao final do encontro, previsto para as 17h30, haverá a cerimônia de encerramento e a entrega de certificados. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do preenchimento de um formulário online.
Fonte: TJPE