Fux fala de gestão da Justiça na proteção dos direitos humanos na América Latina

Você está visualizando atualmente Fux fala de gestão da Justiça na proteção dos direitos humanos na América Latina
Arte: Pnud
Compartilhe

Nesta sexta-feira (10/12), dia em que internacionalmente se celebra o Dia dos Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) promove um debate para ouvir e possibilitar o compartilhamento de ações que vem sendo feitas em países da América Latina e Caribe para melhorar o acesso à Justiça e avançar na consolidação dos direitos humanos. O evento, realizado em Nova Iorque, será transmitido pelo Zoom, às 12h.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, vai falar sobre a ampliação das capacidades técnicas e humanas do Judiciário para o aprimoramento da eficiência dos serviços judiciais e os mecanismos institucionais de aproximação da Justiça com o cidadão, em particular, durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Outras lideranças latino-americanas e caribenhas também estarão presentes para discutir as formas de defesa das garantias democráticas e dos direitos fundamentais, assim como a necessidade de renovação, resiliência e transformações tecnológicas necessárias para essas conquistas. Após o evento, o ministro se reúne com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Manuel de Oliveira Guterres.

Agenda

O ministro assinou, na terça-feira (7), em Washington, acordo de cooperação técnica com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), consolidando a política de proteção aos direitos humanos que vem sendo a marca de sua gestão à frente do CNJ.

Nesta quinta-feira (9), Fux se reuniu com o diretor-geral do Pnud, Achim Steiner, quando apresentou os programas Justiça 4.0, que promove o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial, e o Fazendo Justiça, que busca superar os desafios históricos do sistema carcerário no Brasil.

Serviço:
Aproximar os serviços da Justiça das pessoas é garantir os direitos humanos
Quando: sexta-feira (10/12), às 12h (horário de Brasília)
Onde: https://undp.zoom.us/webinar/register/WN_2fmF51EaReOi4g9QSFhw-Q

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais