Escritório Corporativo de Projetos Institucionais (ECP)

Conheça os Projetos do CNJ

Em outubro de 2020, o CNJ realizou um levantamento para identificação dos projetos estratégicos em execução no Conselho. Os dados recebidos foram sistematizados e posteriormente foram elaborados um relatório e um painel de projetos.

Acesse aqui o relatório e o painel de projetos.

Gestão de Programas e Projetos Institucionais do CNJ

O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com objetivo de proporcionar aos gestores condições de melhor dimensionar as demandas de trabalho, gerenciar pessoas, administrar o tempo e alocar recursos em prol do alcance de resultados para o Poder Judiciário e Sociedade.

Os Programas e Projetos Institucionais representam o esforço integrado por todos os que, de alguma forma, estão envolvidos, visando o cumprimento da função institucional, missão, visão e objetivos estratégicos do CNJ.

Dessa forma, para que a ação do Conselho corresponda a sua finalidade institucional, é necessário desdobrar, em resultados para o Poder judiciário e Sociedade, o Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Justiça – CNJ 2015-2020, instituído pela Portaria CNJ n. 167, de 15 de dezembro de 2015.

Assim, o Planejamento Estratégico do CNJ é convertido em resultados à medida que os programas, projetos e ações forem executados alinhados à Estratégia. Esse desdobramento pode ser visualizado na figura a seguir:

files/conteudo/imagem/2018/12/2152abf798e0363b6e528836825204b9.png

A proposição e o gerenciamento de projetos institucionais, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça, obedece ao disposto na Instrução Normativa n. 79, de 30 de março de 2020, que define projeto como: “esforço planejado, com datas de início e término previamente estimadas, para entregar produtos, serviços ou resultados exclusivos”.

São fases gerenciamento de projetos no CNJ envolve propor/planejar, aprovar, executar, monitorar/controlar e encerrar, conforme o fluxograma:

files/conteudo/imagem/2018/12/c5fd48d966a54a9ac7ed23e7bcb40ab8.png

Foram criados instrumentos para auxiliar o gestor em todas as fases do projeto, os principais deles são:

  • Termo de Abertura de Programas e Projetos – TAP
  • Plano Geral do Projeto – PGP
  • Termo de Encerramento de Projetos – TEP

Esses instrumentos estão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, como formulários para preenchimento. Para instrução no SEI dos projetos institucionais deve-se observar a Portaria SEP n. 2, de 7 de dezembro de 2018.