A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) e a Federação dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo (Fetracesp) assinam, em 1 de agosto, convênio para atividades de qualificação profissional no município de Itapetininga (SP). A iniciativa é voltada para a qualificação de egressos do sistema carcerário e seus familiares, cumpridores de penas alternativas e famílias de detentos.
O convênio tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da coordenação nacional do Programa Começar de Novo, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância das oportunidades de capacitação profissional e de trabalho na prevenção da reincidência criminal.
Com vigência de um ano, o convênio prevê, inicialmente, que 50 pessoas sejam qualificadas na produção de artefatos de cimento e na prestação de serviço na área de jardinagem. O objetivo é dar condições para que elas estejam aptas profissionalmente a buscar colocação no mercado de trabalho.
Caberá à SAP, entre outras atribuições, selecionar e inserir os alunos em programas de Qualificação Profissional, em especial, do Centro Paula Souza e no e do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). A Fetracesp, por sua vez, tem, entre outros compromissos, o de providenciar espaço físico para as atividades de qualificação e implantar cooperativa social com os 50 participantes da qualificação profissional.
“Tenho certeza que vamos conseguir ajudar muitas pessoas a se recolocarem novamente no mercado de trabalho através da cooperativa e assim dar a nossa contribuição para construir um mundo melhor”, afirma a presidente da Fetracesp, Sandra Campos Pugno Cuzzuol, acrescentando que o convênio vem coroar o longo esforço da entidade para este fim.
Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias