O Grupo de Trabalho da Execução foi instituído por meio da Portaria nº 169 da Presidência do CNJ, em 27 de Agosto de 2010, é composto por oito juízes representantes dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, além do TRF 4 e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Grupo tem 30 dias para discutir assuntos relacionados à modernização e efetividade das práticas de atuação do Judiciário na fase de execução, bem como ao aperfeiçoamento e simplificação dos métodos utilizados nas ações de execução fiscal, a que se refere a Meta 3 de 2010, e encaminhar as conclusões à presidência do CNJ.
O resultado do trabalho poderá contribuir para a solução de um dos maiores gargalos da Justiça brasileira; o julgamento de 25 milhões de processos de execução fiscal que atualmente tramitam no país.
O grupo de trabalho é composto pelos seguintes juízes: José Guilherme Vasi Werner e Antonio Carlos Alves Braga Junior, da presidência do CNJ; Anderson Furlan Freire da Silva, do TRF da 4 ª; Flávio Citro Vieira de Melo, (TJRJ); João Baptista Galhardo Junior e Rômulo Russo Junior (TJSP); Maria Paula Gouvêa Galhardo (TJRJ) e Patrícia Cerqueira de Oliveira (TJBA).